
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
I Seminário Turismo e Geografia
Todos nós sabemos da deficiência em eventos acadêmicos na área do turismo, tanto dentro do Estado de Sergipe como no Brasil, mas sabemos que somente a idéia não adianta, é necessário ter coragem e enfrentar os desafios. Assim, surge o projeto do I Seminário Turismo e Geografia, idealizado pela professora Cristiane, que lutou e conseguiu tornar a sua idéia em um evento de grande sucesso. O I Seminário Turismo e Geografia pode ser considerado o primeiro grande evento acadêmico de turismo no Estado de Sergipe, recebendo inscrições de pessoas de outros estados.
Muitas palestras, grandes pensadores, apresentação de trabalhos em várias linhas de pesquisa, o Seminário se tornou um evento de intercâmbio de experiências e conseguiu atingir o grande objetivo: a abordagem interdisciplinar do turismo, não só com a geografia, mas também com outras disciplinas.
O nosso Estado precisa de iniciativas como estas, acredito que devemos, enquanto profissionais do turismo, pensar em novas formas de desenvolvimento, ter consciência de que a área é interdisciplinar e que temos um grande desafio para vencer. A troca de experiência e as informações que eventos como estes proporcionam são de grande importância para a formação do futuro profissional, palestras como as do Seminário abrem as portas do conhecimento para alunos, contribuindo para a sua formação. O evento é como uma exposição de todo que há de novo na área, de tudo que podemos fazer para melhorar o nosso trabalho, não só enquanto produtor de conhecimento, estudante e pesquisador, mas também como futuros gestores e/ou atores do turismo.
Foi com grande prazer que os estagiários de turismo operacionalizaram o evento. Os alunos de turismo tem uma grande equipe de professores, todos nós devemos agradecer a eles e especialmente à professora Cristiane Alcântara, pela sua força, determinação e coragem, características que uma pessoa deve ter para realizar um evento como este e nos presentear com tamanha grandeza. Obrigada Professora Cristiane!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Reconhecimento do curso
A turma de turismo, sem destinção de períodos, está muito feliz com o resultado e reconhece que este é o fruto de um trabalho árduo que vem a muito tempo sendo realizado.
Parabéns aos professores, aos bolsistas (Lu e Ju) e a nós mesmos (alunos de turismo), pois todos foram avaliados e contribuiram para este resultado!!!
domingo, 5 de dezembro de 2010
VISITA TÉCNICA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS
A visita técnica realizada no dia 12 de novembro de 2010 no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no Estado de Goiás, fez parte das atividades práticas realizadas na disciplina de Planejamento e Gestão do Ecoturismo, ministrada pelo professor Mestre Luís Henrique de Souza.
No dia 08 de novembro de 2010, saímos da Universidade Federal de Sergipe de ônibus com destino ao Planalto Central... a estrada era longa e nos revelou o quanto que o nosso país é grande e diverso, passamos por várias paisagens, saindo de uma área litorânea, percorremos o agreste, o semi-árido e chegamos ao cerrado. Fiquei impressionada tanto com a beleza da Chapada Diamantina quanto com o desmatamento do cerrado para o plantio da soja.
Luara e Priscila
Comendo...
a interação das pessoas
Bom, e depois de 36hs de viagem e aproximadamente 1700km de chão percorridos, no dia 09 aproximadamente 17:00, já era noite, chegamos a tão sonhada Brasília de JK. Graças ao nosso professor, ficamos hospedados em um alojamento próximo à Unb...
Entrada do Mini-tênis Clube...
Mini-Tênis Clube
Café da Manhã.
No primeiro dia em Brasília, fomos jantar no Shopping, pegamos ônibus, conhecemos um pouco mais da dinâmica, ficamos impressionados com duas coisas desta cidade: os motoristas param para o pedestre passar na faixa e as pessoas fazem fila indiana para entrar no ônibus! (mais fotos no orkut)
As pessoas na fila para entrar no ônibus...
nós no ônibus...
comendo no shopping...
o Shopping próximo a rodoviária.
Segundo dia em Brasília...
Acordamos logo cedo para fazermos um city tour cívico. Passamos por vários lugares da cidade, um passeio panorâmico com algumas paradas para apreciar a paisagem e tirar muitas fotos.
no ônibus do city tour.
Memorial JK
Depois do City, fomos para a UnB para comer no RU, lá dançamos forró... rs, "após a apresentação artística" partimos para o Centro de Excelência em Turismo (CET) para assistir algumas palestras e conhecer um pouco mais no CET...
Kate e Ivo dançando...
Palestra no CET
Professores do CET e o professor Luís ( Iara, Luiz Spiller ,Luís e Ariádnes)
Depois das palestras e apresentações voltamos para o nosso alojamento e saímos a noite para o jantar oferecido pela professora Ariádnes, na casa dela. O jantar, como um pequeno evento, foi perfeito, a professora é muito hospitaleira e nos recebeu muito bem. Adoramooooos de coração!!!
(...)
(...)
No dia seguinte saímos de Brasília com destino a Chapada dos Veadeiros, mais precisamente o Município de Cavalcante-GO. Lá ficamos hospedados no hotel FM, hotel de uma pessoa da comunidade local, dona Francisca, muito hospitaleira que teve grande disposição para receber mais de 30 pessoas em seu pequeno empreendimento. Inclusive, quem quiser se hospedar lá é só entrar em contato pelos números: (61) 98263355 ou pelo e-mail: hotel_fm@hotmail.com.
Hotel FM
Praça em Cavalcante-GO
Dona Francisca e Nanci.
Sim, ao chegar em Cavalcante, depois de nos acomodarmos fomos assistir uma palestra, ou apresentação, do Secretário de Turismo de Cavalcante, João Lino, que já havia sido estagiário do Observatório de Turismo. Demos uma passeada pela cidade, mercadinho, loja de artesanato e outros.
No outro dia, deixamos Cavalcante e fomos fazer a tão sonhada trilha do Salto no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ficamos em São Jorge na pousada de dona Maria, uma pousada bem equipada e com um ótimo café da manhã. A Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso-GO, é um lugar bem exotérico, isto fica evidente pelas suas lojas de lembrancinhas, alguns restaurantes e pessoas que vivem e visitam o local.
O Parque está a 260 km de Brasília e a 480 km de Goiânia, no Nordeste do Estado de Goiás, com parte nos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso (40%), onde se situa a Vila de São Jorge, local de entrada dos visitantes. A visita ao Parque Nacional oferece oportunidades de contemplação e convivência com a natureza da Chapada dos Veadeiros (ICMBio, 2010).
O turismo em áreas naturais tem grandes impactos positivos e negativos nos aspectos econômicos, sociais e ambientais do local turistificado. Podemos perceber na prática que o turismo, através de uma grande rede produtiva, pode beneficiar grandes e pequenos empreendimentos, e que a comunidade pode e deve estar inserida no processo de prestação de serviços, não somente em subempregos com subsalários e com pouca alto-estima, mas que sejam os grandes governantes locais, e que o turismo desenvolvido por estes proporcionem uma justa distribuição de renda de forma a causar grandes impactos positivos na economia, no social, no cultural e no ambiente natural das localidades que optam por fazer do turismo uma forma sustentável e digna de desenvolvimento humano.
Quero fazer um agradecimento especial ao professor, por nos proporcionar esta experiência e também por ter nos acompanhado durante toda a viagem, também quero deixar aqui agradecimentos aos professores da UnB por, além de ter nos recebido com muito carinho, nos oferecer um jantar, galinhada com pequi, que estava maravilhoso, não só a comida mas as companhias com certeza foram de grande agrado. Outros agradecimentos vão para dona Francisca e dona Maria, que nos hospedaram e nos alimentaram muito bem, mostrando que a viagem e o turismo podem proporcionar um verdadeiro contato social de rico conhecimento e cultura.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. ICMBio. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Disponível em: http://www4.icmbio.gov.br/parna_veadeiros/index.php. Acesso em 28 de novembro de 2010.
sábado, 23 de outubro de 2010
Visita Técnica na Serra de Itabaina
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Sobre o Grande Sucesso do Evento realizado pela turma da disciplina de Elaboração de Eventos 2010/2 da UFS











